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Como Formar e Manter uma Boa Equipe

 

Se contratar e treinar já é complexo, imagina-se o que seja criar um ambiente de comprometimento entre os funcionários, de forma que estejam constantemente motivados a resolver e defender a sua causa. Para a livraria Pop Center isto não é problema, é um desafio que vem sendo enfrentado com resultados animadores. Durante a realização do 15º Encontro Nacional de Papelarias Brasil Escolar, no rio de Janeiro, a empresária Clélia Aurélio da Silva destacou-se por sua palestra. A diretora da Pop Center acredita que a formação da equipe é fator determinante e imprescindível para o desempenho da empresa.

Onde começar

"A fórmula é de uma simplicidade já conhecida, no entanto, poucos a aplicam", afirma Clélia; "e começa na contratação", acrescenta. Ela dá a dica: "é necessário que tenhamos uma idéia bem consistente à respeito das características que consideramos ideais no candidato, que possamos descobrí-las durante o teste de avaliação e que venham a preencher a necessidade da empresa". "Eu digo ao funcionário que desejo dele o melhor, e tenho tido resultados compensadores, porque há reciprocidade de minha parte", avalia.

Treinamento

Seguindo o lema de que equipe preparada e motivada lucra o empresário e o funcionário, a Pop Center incentiva a melhoria individual oferecendo opções diversas para o aperfeiçoamento. Um processo que engloba desde a maneira de cumprimentar um cliente, até o interesse em participar de cursos técnicos. A empresa encara as despesas com treinamento como um investimento. "Todos tem a chance de melhorara sua performance, sendo que os treinamentos são escolhidos com liberdade de escolha a cada um, com a finalidade de Ampliar suas potencialidades. Faço questão de participar com os interessados em todas as sessões de treinamento ou cursos que tenham sido escolhidos, porque considero uma forma de incentivo", relata.

Motivação

Manter acesa a chama do comprometimento e empolgação pelas atividades do dia-a-dia, por mais rotineiras que sejam, é um grande desafio para os empresários, diretores e profissionais de recursos humanos de grandes empresas. Sob este aspecto Clélia é categórica:"Só motiva quem está motivado!". A base da motivação está no reconhecimento. Reconhecimento do seu próprio valor, da importância do seu trabalho e, lógico, o reconhecimento por parte da liderança da equipe. Resumindo: o que é bom tem que ser visto, dito, anunciado e amplamente divulgado. Clélia chegou a fazer uma pequena pesquisa interna, entre funcionários para definir com eles o que é reconhecimento, a grande maioria respondeu da seguinte forma: "reconhecimento é a valorização do esforço de cada um da equipe, sem necessariamente o envolvimento financeiro."

Além do reconhecimento, Clélia salienta que existem outros fatores importantes para a motivação como: convivência coletiva, através de associações de funcionários, melhoria do ambiente de trabalho e uma avaliação constante da motivação.

Clélia revela a base do sucesso de sua empresa: "eu trabalho em cima de quatro fatores principais: encantar o cliente, desenvolver pessoas, apoiar a comunidade e obter lucros.